O Cristão e suas Finanças
13/11/2019

Igrejas que Transformam a Nação

Olá, você conseguiria imaginar, ainda que por apenas um dia, como seria o mundo se todos os brasileiros vivessem em completa obediência aos Dez Mandamentos e se praticassem a ética proclamada no Sermão do Monte (Mateus 5-7)? William Bennett, estabelece
certos índices de performance em termos de transformação social que podem balizar essa conversa. Por exemplo:

• Criminalidade – Total de crimes violentos, crimes juvenis, prisões, punições, drogas, etc;
  • Família – nascimentos fora do casamento, famílias de pais solteiros, violência familiar, adultério, divórcio, bem-estar da criança, abuso sexual, saúde alimentar, aborto, etc;
  • Educação – performance no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, gastos públicos, nível das escolas estaduais e federais, cotas minoritárias, etc;
  • Comportamento juvenil – relacionamento familiar, gravidez, aborto, utilização de drogas e álcool por adolescentes, etc.;
  • Cultura e religião populares – televisão, internet, filmes, recreação e lazer, participação em igrejas, depressão, estresse e outras questões psíquicas, etc.;
  • Participação cívica – voto, confiança política, cinismo, corrupção, doações para caridade, imigração, serviço militar, etc.

Se todos vivêssemos como se os dois grandes mandamentos sancionados por Cristo – amor a Deus e amor ao próximo – fossem prioridades na nossa agenda? Quando olhamos para o mundo ao nosso redor, sabemos que ele não caminha como deveria. Deus não criou
o mundo assim. Na verdade, no fundo da alma, ansiamos por um mundo melhor. Lá dentro, no fundo do coração bate forte uma visão admirável de mundo, um sonho maravilhoso originado em Deus.A ética social e uma vida de santidade são respostas à visão
do futuro que Jesus Cristo tem para toda a criação. Além disso, ela liberta a igreja para que toque povos e nações com a misericórdia e bondade do Senhor. Uma visão assim impulsiona a transformação das cidades brasileiras através da presença de
igrejas saudáveis. A igreja de Cristo, grão de mostarda fermento vivo, bolsão de vida e paz, tem em si mesma um imenso potencial para transformar este mundo desfalecido e agonizante, num mundo novo.

Principais características

Este curso contém 5 vídeos, que apresentam uma visão de transformação de nações como manifestação da visão do Reino a partir do profeta Isaías, capítulo 9. É formidável notar que as formas verbais nos versos de 1 a 7 estão no tempo passado, indicando que o futuro está escrito como algo que já aconteceu, uma realidade presente. Em uma nação onde haja um crescente reconhecimento de Jesus como Senhor, onde os valores do Reino estejam personificados nas pessoas e instituições, lá haverá:

• 1. Suficiência econômica / 2. Paz social / 3. Justiça pública / 4. Retidão nacional.

A questão fundamental a ser debatida é a seguinte: qual é a visão de transformação da nação e como ela pode ser concretizada pelas igrejas? Esperamos que o aprendizado teológico e reflexão prática possam ajudar você e sua comunidade no desenvolvimento atual de uma visão transformadora. Esta questão é de suma importância, pois fornece uma visão legitimadora para as diversas profissões e atividades diárias do povo de Deus na sociedade.

Um excelente curso para você!

Público Alvo

Este curso é livre e indicado para todos, mas especialmente focado nos profissionais cristãos bem como pastores, seminaristas, missionários, plantadores de igrejas, , líderes de ministérios e líderes de células e pequenos grupos.

• Leituras Complementar: 30 pg

Rubens Ramires Muzio

Doutorando em Teologia Sistemática na Universidade de Aberdeen, Escócia. Possui graduação em Bacharel em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul (1988), mestrado (Th.M.) em Pastoral Theology – Calvin Theological Seminary (1991) e doutorado (D.Min.) em Teologia Pastoral – Westminster Theological Seminary (2004) reconhecidos pelo MEC. Atualmente é professor de teologia, Liderança e Missiologia na FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana e coordenador da REDE, instituto da FTSA focado na Revitalização e Desenvolvimento de Igrejas. É professor visitante na Missão Amide organização religiosa, professor de teologia pastoral da MISPA – Agência Missionária da Igreja Presbiteriana Renovada, professor da disciplina igreja e ministérios da Associação Cultural Servo de Cristo, missionário e pesquisador da SEPAL – Servindo Pastores e Líderes. Palestrante e coordenador de projetos – SEPAL. Tem experiência na área de Teologia Sistemática e Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: missões urbanas, eclesiologia, liderança e gestão, implantação, desenvolvimento e saúde das igrejas.